cata libre
13 Fronteras: uma viagem pelas Américas Central e do Sul
13 Fronteras: uma viagem pelas Américas Central e do Sul

13 Fronteras: uma viagem pelas Américas Central e do Sul

Mencionado pela Guia Michelin como um dos restaurantes que vale a pena visitar na Argentina, 13 Fronteras nasceu com alma beatnik. Seu chef e idealizador, Dave Soady, cruzou quase todo o continente americano, desde Estados Unidos até a Argentina, no maior estilo Jack Kerouac. Dessa viagem, nasceu o desejo de interpretar as experiências vividas e transmiti-las através da comida.

Localizado no coração de Palermo, o restaurante 13 Fronteras convida a reviver as travessias vividas por Dave Soady em suas viagens pelas Américas Central e do Sul até estabelecer-se na Argentina. Longe de propor uma recriação da cozinha latino-americana, Dave convida a olhar os ingredientes desde sua perspectiva, sua interpretação dos ingredientes com os quais esteve em contato, imprimindo experiências pessoais e emoções.

De Washington D.C a Buenos Aires, uma América sem fronteiras

Em sua apresentação, Dave alude a Diego Rivera, pintor mexicano e marido de Frida Khalo: “¡al infierno con tus fronteras y guardias fronterizas!”. Emoção e desejo que reflete sua vida: nascido em Washington D.C., formou-se como chef de cozinha enquanto viajava e trabalhava em diversos restaurantes os Estados Unidos e da América Central. Um convite para trabalhar na Argentina ampliou suas rotas a outros destinos da América do Sul. Por fim, decidiu estabelecer-se em Buenos Aires e abrir um espaço onde compartilhar suas histórias de viagem.

Uma road trip de sabores

Utilizando técnicas de fermentação, preservação e curado, Dave desenvolve pratos com proteínas disponíveis na Argentina: javali, cervo, cordeiro, pato, vaca, pacu, surubim e mais. No cardápio, também é possível encontrar ingredientes como achiote (muito usado no Peru, no Brasil conhecemos como urucum), yacaratía (madeira comestível) e maíz morado (milho roxo, mais comum no Peru e Bolívia).

Os pratos são criativos e autorais, com influências mexicanas, equatorianas, peruanas, amazônicas, venezuelanas e argentinas. Cada preparação chega acompanhada de uma história, relatos das experiências vividas por Dave e que muitas vezes são contados por ele mesmo, sempre presente do outro lado do balcão.

13 Fronteras na Guia Michelin

A Guia Michelin desembarcou na Argentina no final de 2023. Reconheceu um restaurante com 2 estrelas e seis restaurantes com 1 estrela. Além disso, sete restaurantes entraram na guia Bib Gourmand e 57 restaurantes foram recomendados pela qualidade de sua cozinha.

13 Fronteras foi um dos 57 restaurantes selecionados, destacado na categoria Criativo. De acordo com a guia, o restaurante sobressai pelo seu ambiente (informal e agradável, com um toque étnico) e por sua cozinha única e divertida.

Experiência 13 Fronteras

Como todo restaurante de pratos pequenos e criativos, o ideal é ir com várias pessoas e assim conseguir experimentar tudo. Não consegui provar todos os pratos do menú, mas me diverti muito com todos os que provei:

  • Chori Wellingpan: um choripán argentino reinventado, com chorizo de cervo e patê de pato em massa folhada, acompanhado de creme de trufa negra (meu preferido!)
  • El Error de Tommy Hintz: aguachile de surubim com tortillas.
  • Max Warner: javali cozido por 48 horas sobre cama de yogur e alho assado.
  • Loja Ecuador: couve-flor como molho de amendoim, achiote e ají amarillo (maravilha de prato vegetariano).
  • Santa María de las Casas y el Árbol de Willie: uma homenagem a Willie, cachorro de Dave. Cabrito de Córdoba curado, algarroba, nozes, uva e leite de cabra.
  • Litoral – Frontera Difusa: yacaratía en escabeche, acompanhado de favo de mel e flores de amaranto sobre mbeyú.
  • La Llorona: sobremesa misteriosa. Não posso contar, precisam comer primeiro para depois ouvir a história.

Veja mais sobre a experiência 13 Fronteras neste post do Instagram:

 

13 Fronteras
Faixa de preço: $ $ 
Terça-feira a sábado a partir das 20:00 hrs, reservar aqui.
El Salvador 5720, Buenos Aires, Argentina

 

Micaela Redondo