Lista atualizada a cada viagem.
Paisagens naturais
Lago Potrerillos
Pensando em escapar um pouco da rota de vinícolas? O Lago Potrerillos é o passeio ideal.
O local está a 70km do centro de Mendoza, é necessário ir de carro.
Muitos guias turísticos e motoristas oferecem o tour “Alta Montanha”, passando por: Potrerillos, Valle de Uspallata, Penitentes, Puente del Inca, Puente Picheuta, Aconcagua e Cuevas (fronteira com Chile).
Mas, se você não for tanto do perfil aventura, pode ir apenas para um passeio rápido pela manhã, e na volta almoçar nas vinícolas Durigutti ou Riccitelli, em Las Compuertas.
Ver esta publicación en Instagram
Parques, praças e atrações urbanas
Parque San Martín
Com uma área total de 400 hectares, o Parque General San Martín é maior do que o Ibirapuera (São Paulo, 158 hectares) e o Parque do Retiro (Madrid, 118 hectares) juntos.
Uma área verde extensa e bem cuidada, com espaço para caminhadas, passeios de bicicleta e esportes. Possui inclusive um clube de regatas no lago central, onde é possível praticar wakeboard, remo e outros esportes aquáticos.
O parque também possui, dentro de seus limites, um estádio de futebol, clubes (tênis, golf, hipismo, etc.), um teatro grego, um eco parque, entre outros.
O parque é totalmente aberto, e pode ser visitado em qualquer dia ou horário. Nos finais de semana é comum encontrar feiras de artesanato, food trucks e eventos esportivos.
Cerro Gloria
O Cerro Gloria está localizado no Parque San Martín. Dele, é possível observar toda a cidade de Mendoza e a Cordilheira dos Andes.
O acesso pode ser realizado em carro ou a pé. É uma subida fácil, mas que exige algum nível de condicionamento físico. No topo, está o Monumento al Ejército de Los Andes, além de food trucks com água, sucos, refrigerante e lanches.
Plaza Independencia
Principal praça e coração da cidade de Mendoza. Uma grande área arborizada, com pontos de interesse como a Fuente de Aguas Danzantes, o cartaz com o nome e escudo da cidade, o Teatro Municipal Julio Quintanilla e o MMAMM (Museu de Arte Moderna de Mendoza).
Em seu encontro com a Av. Sarmiento está a parada do Mendoza City Tour (ônibus turístico panorâmico) e a varanda do Park Hyatt Mendoza (para um drink no fim da tarde). No outro extremo, a Peatonal Mendoza, rua de pedestres com restaurantes, lojas e cafés.
Av. Arístides Villanueva
Na Avenida Arístides se concentra a maior parte da atividade noturna de Mendoza. Uma rua que nunca dorme, com ampla variedade de cafés, restaurantes e bares de todos os tipos. Um dos principais lugares para buscar onde comer em Mendoza.
A Mafalda de Mendoza
Sem paciência para esperar sua vez de tirar uma foto com a Mafalda de San Telmo? Quino, seu criador, nasceu e faleceu em Mendoza. Na Plazoleta Anzorena, esquina entre Av. Arístides Villanueva e Huarpes, há uma homenagem ao cartunista, com os mesmos personagens: Mafalda, Manolito y Susanita.
Av. Sarmiento
Se a Arístides é a rua dos bares, a Sarmiento é a rua dos restaurantes. A região possui uma ampla oferta gastronômica, com parrillas, pizzas e propostas variadas, cada uma melhor que a outra.
Av. Emilio Civit
A avenida mais linda da cidade. Conecta a Av. Sarmiento com os portões do Parque San Martín. A rua está repleta de casas e edifícios antigos, belíssimos e ultra bem conservados. Ideal para caminhar de manhã cedo, observar a arquitetura, comer algo em um dos vários cafés da região e seguir para um passeio no parque.
Feiras e mercados
Mercado Central
Localizado entre as ruas Patricias Mendocinas e Av. Las Heras, o Mercado Central é uma parada obrigatória para todos os que gostam cozinhar. Ou pelo menos de conhecer novos sabores.
O local é repleto de stands de frutas, verduras, queijos, embutidos, azeites, frutos secos (o Valle de Uco é um grande produtor de frutos secos, principalmente nozes e pistache) e outros produtos regionais.
Inclusive, para quem deseja levar quitutes de lembrança, bem no fundo do mercado há um stand repleto de azeites, conservas e alfajores. Uma perdição!
Spas em Mendoza
Entre Cielos, Wine Hotel & Spa
Apesar do Entre Cielos ser um hotel lindíssimo, venho recomendar particularmente o Hamam, spa do local.
O Hamam (em árabe, calor) é um spa de termas, um espaço de purificação e limpeza. O visitante pode escolher entre diversos circuitos. O Circuito Clássico inclui saunas e banhos em diferentes temperaturas, exfoliação e relaxamento em pedra quente. Quanto aos outros, existem opções com aplicação de argila corporal, massagens e banhos em leite ou vinho.
Todos finalizam com um momento final de relaxamento com chás e doces.
Link para mais informações, valores e reservas.
Ver esta publicación en Instagram
- Em busca dos melhores Cicchetti de Veneza - janeiro 22, 2025
- Chispa Bistró: a inovação da cozinha argentina em Madri - dezembro 1, 2024
- Doppelgänger Bar: digressões de um jovem chef madrilenho - novembro 23, 2024