cata libre
Maal Wines: de um vinhedo abandonado às mais diversas expressões de Malbec
Maal Wines: de um vinhedo abandonado às mais diversas expressões de Malbec

Maal Wines: de um vinhedo abandonado às mais diversas expressões de Malbec

A vinícola Maal Wines está localizada em Las Compuertas, uma das microrregiões mais lindas e de paisagem impressionante de Mendoza. À paisagem, soma-se sua arquitetura baseada na reutilização: a vinícola está totalmente construída com materiais, objetos e até mesmo partes completas de outras construções.

 

Maal Wines
Vinícola Maal Wines. Containers dão forma a toda a área de produção e escritórios, enquanto o telhado de um antigo galpão – aqui, invertido – assume o papel de cobertura, sustentada por estruturas metálicas herdadas de colunas de perfuração de petróleo. O projeto, de autoria da arquiteta mendocina Eugenia Mora (Mora Hughes + asociados), ganhou o prêmio bronze na categoria Arquitetura e Paisagem do concurso Best of Mendoza’s Wine Tourism 2023.

A história da vinícola Maal Wines começa em 2010, quando Matias Fraga compra um vinhedo em Vista Flores (Valle de Uco, Mendoza), abandonado há quatro anos. Trabalha por três anos para recuperar as plantas, desafio que compartilha com seu amigo, o enólogo Alfredo Merlo. Desse esforço, nasce o primeiro vinho: Imposible. Uma microvinificação realizada em seis barris, concebida sem intenção comercial, apenas para a família e amigos.

Como essa história avançou para que em 2017 a dupla de amigos começasse a pensar em construir uma vinícola? Nas palavras de Gustavo Biondo, gerente de hospitalidade e turismo da Maal Wines: “se conoce el pecado, pero no el pecador”. Uma das garrafas de Imposible chegou a um crítico de vinhos, o que gerou uma boa repercussão. Hoje, a vinícola produz vinhos com uvas provenientes de quatro vinhedos: Las Compuertas (vinhedo orgânico, e também onde está localizada a bodega), Alto Vista Flores, Campo Los Andes e El Zampal.

Maal Wines: puro maalbec

Desde el 2010 empezamos junto a mi amigo Matias a elaborar Malbec de la forma más simple y elemental posible, buscando que la uva se exprese puramente sin alterar la esencia de su origen (Alfredo Merlo, enólogo de Maal Wines)

A vinícola produz apenas vinhos Malbec. Expressivos, com caráter, diversos.

Mas, como história, estética e proposta da vinícola sugerem, os vinhos estão longe de serem classificados como “tradicionais”. Atualmente são nove as etiquetas comercializadas, cada uma delas com um equilíbrio particular entre vinhedo, personalidade da equipe por trás vinícola e curiosidades do processo de elaboração.

maal wines
Degustação de vinhos Malbec na Maal Wines

Ambiguo, por exemplo, está elaborado como um vinho branco, mas com uvas tintas. Malbec, claro. Em seus primeiros passos, poderia ter se convertido tanto em vinho tranquilo como em espumante. Na dúvida, tornou-se ambos. Tive a oportunidade de experimentar Ambiguo em sua versão vinho tranquilo: muito fresco, lindas notas florais e herbáceas – perfil que apareceu, em maior ou menor medida, em todos os vinhos degustados.

Biutiful, por sua vez, se apresenta puro, sem maquiagem. Um vinho extremante jovem, fermentado em tanques de concreto com leveduras nativas. Um Malbec que mostra sua beleza sem fazer cerimônias.

Biolento é um espetáculo. Elaborado com uvas Malbec de Las Compuertas, vinhedo que a Maal Wines mantém com métodos orgânicos. A formiga negra da etiqueta alude ao principal desafio da equipe em cultivar as uvas sem agrotóxicos. Fermentado com leveduras nativas, com aporte adicional de fermentação malolática e guarda em barris de carvalho de terceiro uso. O resultado é uma textura aveludada e amplo espectro de aromas. Poderia facilmente ser chamado de suculento.

E, não poderia faltar, Imposible. O primeiro vinho da Maal Wines, elaborado com uvas do Valle de Uco. Porque, no fim das contas, foi possível não só recuperar aquele antigo vinhedo, como contar muitas histórias mais.

Mais informações no site da Maal Wines.

Veja a nossa Guia de Vinícolas Argentinas para visitar em Mendoza.

 

Micaela Redondo