cata libre
LUI Wines: espontaneidade e atenção aos detalhes
LUI Wines: espontaneidade e atenção aos detalhes

LUI Wines: espontaneidade e atenção aos detalhes

Explorando o conceito de “vinícola aberta”, LUI Wines inova ao escolher a espontaneidade como sua característica principal. 

“Puro Vino, Pura Vida”. Com esse lema, Mauricio Vegetti Lui e Lucas Dalla Torre abrem as portas da finca localizada na microrregião Vistalba, em Luján de Cuyo. 

O projeto, iniciado em 2010, possui mais de 20 rótulos no mercado e acumula prêmios e menções em guias como Tim Atkin. 

Uma vinícola boutique, acolhedora, com experiências que prezam pela espontaneidade e a atenção aos detalhes.

Descubra mais sobre o enólogo, o projeto LUI Wines, seus vinhos e as experiências promovidas pela vinícola. 

Mauricio Vegetti Lui, o enólogo por trás da LUI Wines

Jovial, energético e com total domínio sobre cada canto de sua vinícola. Mauricio nos recebe em seu espaço de trabalho com a marca mais característica de quem encontra desafio e prazer em seu ofício: um grande sorriso no rosto. 

Nascido em Mendoza e com passagens por grandes produtoras de vinho como Trapiche e Nieto Senentiner, hoje Mauricio acumula seus próprios prêmios e reconhecimentos. Foi escolhido como o enólogo jovem do ano em 2019 por Tim Atkin, e como melhor enólogo argentino com menos de 40 anos no concurso Winemaker Sub40. 

O enólogo começou sua trajetória em 1999. Finalizado o curso de enologia, partiu para a França como o objetivo de se capacitar na produção de espumantes. De volta a Argentina dois anos depois, começou a elaborar vinhos na garagem de sua casa; produção que, no início, não passava dos dez litros por ano e se destinava a testes e consumo com amigos. Pouco a pouco – ou, como o nome de um dos seus vinhos indica, de maneira espontânea – a demanda e os números cresceram, chegando por fim à criação da vinícola em 2010. 

 

Ver esta publicación en Instagram

 

Una publicación compartida por LUI Wines | Bodega (@luiwines)

O projeto LUI Wines

Hoje em dia, LUI Wines é um projeto conjunto de Mauricio Vegetti e Lucas Dalla Torre, responsável pela comercialização e exportação dos vinhos. 

Entre o primeiro vinho, colocado no mercado em 2012, e hoje, muita coisa aconteceu. Atualmente, a vinícola produz mais de 20 rótulos, entre vinhos e espumantes. De seu portfólio, três vinhos foram mencionados na guia Descorchados 2019: LUI Gran Reserva Cabernet Franc 2017, LUI Gran Reserva Malbec 2017, LUI Nature Pinot Noir (espumante).

Para a produção, Mauricio e sua equipe apostam pelas variedades Malbec, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Bonarda e Chardonnay. Enquanto ao terroir, utilizam uvas provenientes de vinhedos em Vistalba, Maipú, Alto Agrelo e Valle de Uco.

Espontaneidade e recepção acolhedora

Com finca localizada em uma zona privilegiada de Vistalba, próxima a vinícolas renomadas como Kaiken, Vistalba e Riccitelli, abrir-se ao enoturismo seria, mais cedo ou mais tarde, um passo natural. 

Por pouco mais de dez anos, a dupla esteve focada apenas na venda de vinhos. Mas, no final de 2023, o gramado entre videiras, tradicionalmente utilizado para asados de campo com a família e amigos, ganhou um espaço turístico pensado para pequenas degustações, abrindo suas portas ao público. 

Explorando o conceito de “vinícola aberta”, LUI Wines inova ao escolher a espontaneidade como sua característica principal. Entre suas experiências, estão as tardes de asado de campo com música e vinho, abertas ao público, que costumam acontecer no final de semana. Também os sunsets, realizados nas temporadas de melhor clima. 

Já para as visitas com degustação, recomenda-se reservar com antecedência e ir sem pressa. O espaço está pensado para grupos reduzidos e atenção exclusiva, com experiências que prezam uma aproximação detalhada aos vinhos e ao processo produtivo. 

A visita também inclui um passeio pelas instalações da vinícola, guiado pelo próprio Mauricio Vegetti, onde o enólogo explica os processos produtivos que utiliza e convida a experimentar vinhos diretamente de seus tanques. 

Degustação LUI Wines e chocolates Gouher 

Escolhi a experiência de harmonização com chocolates Gouher, marca mendocina de chocolates artesanais. 

Excelente proposta para a temporada de outono-inverno ou para encaixar depois de um almoço em vinícola. O ambiente, um aquário de vidro e madeira em meio ao vinhedo, torna o momento ainda mais especial. 

Lui Wines Gouher

Degustamos: 

Sauvignon Blanc Úmile. Uvas de La Carrera (Tupungato, Valle de Uco). Elaboração rápida, com ciclo total de um ano entre a colheita das uvas e a saída ao mercado. Um vinho fresco, jovem, com bom equilíbrio entre acidez e corpo, graças aos três meses criado em ovos de concreto. Notas cítricas, tropicais, florais e vegetais. Harmonizado com uma trufa de maracujá, destacando as notas de frutas frescas.

Pinot Noir Brut Nature. Espumante elaborado com método Charmat e uvas La Carrera (Tupungato, Valle de Uco), colhidas no final de fevereiro, para preservar uma acidez alta. Criado sobre lías, aportando cremosidade e notas fermentativas. Combinado com uma casca de laranja coberta com chocolate 60%. O chocolate suaviza a textura mais seca do espumante, que volta a encontrar sua expressão ao interagir com a laranja. 

Cabernet Franc Harmony. Uvas de Agrelo, a 800 m do nível do mar, zona onde, graças à amplitude térmica, tanto o Cabernet Sauvignon como Franc encontram boa expressão, gerando uma acidez natural que equilibra os taninos característicos de ambas variedades. Linha Gran Reserva, com 12 meses em barris de carvalho francês de primeiro e segundo uso. Grande complexidade aromática, com notas frutais, herbais, especiadas, amadeiradas e defumadas. Harmonizado com um chocolate de nozes e whisky, destacando as notas do período criado em barris de carvalho. 

Malbec Espontaneo. Com uvas provenientes da microrregião de Gualtallary, no Valle de Uco, a 1.100 metros acima do nível do mar. Seis meses em tanques de aço inox, mantendo as notas de frutas (vermelhas e negras) maduras, seguido de seis meses nas garrafas. Um vinho intenso, suntuoso, que expressa as características do malbec argentino. Harmonizado com uma trufa de ameixa e doce de leite, combinação que destaca a cremosidade do vinho e as notas de frutas negras. 

Lui Wines Bioy

A vinícola LUI Wines também é pet friendly, excelente opção para quem viaja com os amiguinhos peludos. Além disso, está em uma região excelente para tours em bicicleta, com várias vinícolas distribuídas em um mesmo trajeto.

Mais informações no site da LUI Wines.

Veja a nossa Guia de Vinícolas Argentinas para visitar em Mendoza.

Micaela Redondo