cata libre
Susana Balbo & Restaurante Osadía de Crear: a coragem como ingrediente principal
Susana Balbo & Restaurante Osadía de Crear: a coragem como ingrediente principal

Susana Balbo & Restaurante Osadía de Crear: a coragem como ingrediente principal

A coragem é, junto à inovação, um dos pilares da vinícola Susana Balbo. Qualidade e espírito que, unidos, remetem à ousadia. Ousadia de ser, de estar e de criar. Estar vivo, independentemente do contexto e dos desafios que apareçam pelo caminho. Osadía de Crear.

Susana Balbo foi a primeira mulher a formar-se em enologia na Argentina. Sua trajetória profissional, iniciada em 1981, reúne importantes participações no desenvolvimento internacional do vinho argentino e inclui a criação de vinhos ícones, principalmente brancos e rosados. 

Sua vinícola é um dos destinos imperdíveis de Mendoza, tanto por sua produção vitivinícola como por sua oferta gastronômica. O restaurante Osadía de Crear, criado por sua filha Ana Lovaglio, foi mencionado na Guia Michelin 2023 em sua primeira edição argentina, convertendo o projeto em um dos empreendimentos de grande destaque na região. 

Neste post, contamos mais sobre a história de Susana Balbo, a vinícola e a experiência gastronômica vivida no restaurante Osadía de Crear.

Susana Balbo, primeira enóloga argentina

Susana Balbo é uma das principais vinícolas do país, reconhecida internacionalmente por seus vinhos vibrantes e sofisticados. 

Sua fundadora, Susana Balbo, é um dos ícones do vinho argentino: foi a primeira mulher a formar-se em enologia no país, no ano de 1981. Em 1999, fundou sua própria vinícola, carreira que seguiu em conjunto com a maternidade. 

Em sua trajetória, foi reconhecida como uma das 50 mulheres mais influentes do mundo do vinho. Foi presidenta da organização Wines of Argentina durante três mandatos, até 2016. Chegou a exercer como deputada nacional, cargo ao qual renunciou em 2018 para se dedicar à presidência do Woman 20, grupo de afinidade do G20 dedicado a empoderar mulheres.

susana balbo osadia de crear
Susana Balbo. Foto cedida pela vinícola Susana Balbo.

“Fazer é aceitar o risco”

Uma mulher que teve a coragem de escolher o desafio sobre a comodidade. 

Formar-se em enologia foi apenas o primeiro passo. Entre os anos 1981 e 1990, Susana trabalhou na vinícola Michel Torino, em Salta, retornando à Mendoza em 1990. 

De volta à sua terra natal, iniciou um projeto de pequena vinícola familiar, empreendimento que acabou fechando após ser alvo de uma fraude. Entre 1995 e 1998, trabalhou como consultora para vinícolas na Argentina e em Europa. Uma história que, seguindo esse caminho, já seria um exemplo e motivo de inspiração. Mas que não parou por aí. 

Em 1999, Susana decidiu abrir sua própria vinícola, projeto que iniciou com a compra de 25 hectares, dos quais 17 eram cultiváveis. Um empreendimento que começou com pequenos passos, orientado à exportação de vinhos e buscando um mercado estável em meio ao contexto inflacionário dos anos 2000. Nesse processo, contribuiu junto a outros produtores para a expansão do vinho argentino no mercado internacional e no desenho do “Malbec argentino”, estilo que posicionou a variedade e o país no mapa dos grandes produtores do mundo. 

Hoje em dia, a coragem é, junto à inovação, um dos pilares de Susana Balbo. Qualidade e espírito que, unidos, remetem à ousadia. Ousadia de ser, de estar e de criar. Estar vivo, independentemente do contexto e dos desafios que apareçam pelo caminho. 

Osadía de Crear, restaurante mencionado na Guia Michelin 2023

É justamente a ousadia para criar que batiza o restaurante da vinícola. Fundado em 2013 por Ana Lovaglio, filha de Susana, o local oferece uma das principais e mais famosas propostas gastronômicas de Mendoza. 

Sempre na vanguarda do que acontece no mundo do vinho e da gastronomia argentina, o restaurante Osadía de Crear foi mencionado na Guia Michelin 2023 por sua qualidade e delicadeza. No cardápio, produtos locais, ingredientes de estação e culinária de estilo contemporâneo, com pratos apresentados em formato menu de passos e harmonizados com vinhos Susana Balbo, em um ambiente elegante e agradável. 

Cesta de pães:

  • Cremona (tipo de pão típico da Argentina), pão integral, manteiga fermentada com limão e sálvia, tartelette com crème fraîche e figos, cannoli de batata com ciboulette e limão. Harmonizados com espumante Susana Balbo Osadía de Crear Brut Nature.

Entradas:

  • Patê de escabeche de cogumelos, crocante de quinoa, avelãs e flocos de milho, coroado com duas texturas de cenouras (umas desidratadas e fritas e outras maduradas com shio koji). Harmonizado Susana Balbo Signature Chardonnay Barril Fermented 2022.
  • Humita coroada com picles de gengibre, sobre uma base de molho soja e pimentão amarelo e espuma de pimentão amarelo. Harmonizado com BenMarco Cabernet Franc 2022.

Principais:

  • Arroz carnaroli estacionado 24 meses, com vegetais e queijo cheddar, acompanhado de creme y lâminas de zucchini, sobre creme de lentilhas turcas, azeite de carvão vegetal e brotos de ervilha. Harmonizado Susana Balbo Signature Rosé.
  • Ribs de cordeiro, acompanhado de romesco de pêssego, creme de cebola e picles de pêssego. Harmonizado com Susana Balbo Signature Brioso.

Sobremesa:

  • Granita de frutas vermelhas, bolo e carapinhada de pistache e sopa de chocolate branco; clafoutis de pêssego. Harmonizados com Torrontés Late Harvest 2021.

Petit fours e café. 

Proposta enoturística

A vinícola oferece visitas e degustações variadas, incluindo jogos de blend e aulas de cozinha. Também possuem um lodge, o Susana Balbo Unique Stays, com opções de hospedagem em Chacras de Coria e Valle de Uco. 

Mais informações no site da vinícola Susana Balbo.

Veja a nossa Guia de Vinícolas Argentinas para visitar em Mendoza.

Micaela Redondo