Você é fã dos vinhos da Zuccardi Piedra Infinita? Conheça a bodega Santa Julia e o restaurante Casa del Visitante, empreendimento da família em Maipú, a 30 minutos do centro de Mendoza.
Bodega Santa Julia: 70 anos de história da família Zuccardi
Os primeiros passos da Família Zuccardi no mundo dos vinhos foram dados em 1950, quando o engenheiro agrônomo Alberto Zuccardi decidiu experimentar um novo sistema de irrigação com canos subterrâneos. Buscando mostrar a eficiência do sistema aos produtores da região, em 1963 Alberto implantou o primeiro vinhedo da família, nos terrenos onde hoje em dia está a Bodega Santa Julia.
Onde há uvas, há vinho: poucos anos depois, em 1982, a família iniciou a produção dos vinhos Santa Julia. O nome é uma homenagem a Julia, única filha mulher de José Zuccardi, neta de Alberto Zuccardi. Julia é irmã de Sebastián Zuccardi (quem está a frente da bodega Zuccardi Valle de Uco, conhecida como Zuccardi Piedra Infinita) e de Miguel Zuccardi (a frente da produção de azeite de oliva, com as marcas Zuelo e Familia Zuccardi Aceites Varietales). Hoje em dia, ela é a responsável pelos setores de turismo e gastronomia, e está a frente dos restaurantes Pan y Oliva (na almazara Zuelo, também em Maipú), Casa del Visitante (na Bodega Santa Julia) e Piedra Infinita (na Bodega Zuccardi Valle de Uco)
Veja nossa nota sobre a almazara Zuelo e o restaurante Pan y Oliva.

Sob o lema “no nos da lo mismo” (sem tradução literal para o português), a Bodega Santa Julia se compromete com o desenvolvimento sustentável da região, buscando cuidar da terra, das uvas, dos vinhos e da comunidade. Oferece ensino primário e secundário para os funcionários e seus filhos, ginásios de esportes e outros projetos que buscam fortalecer a comunidade local. Toda a produção é orgânica e a qualidade e cuidado se notam em cada detalhe, desde os vinhedos até os processos produtivos e a mesa.
Experiência Casa del Visitante
Nos terrenos da bodega, entre vinhedos, está o restaurante Casa del Visitante. O espaço é como uma casa de campo dos sonhos: construído com materiais da região, cuidadosamente ambientado, com amplas janelas para os jardins e vinhedos.
A proposta está baseada em uma cozinha regional, afetiva. Todas as hortaliças são orgânicas, provenientes da horta local. Um asado de campo familiar, com aromas de infância e recetas de la abuela.

A experiência começa na área externa: uma taça de vinho branco de boas vindas, e um convite a aproximar-se dos fornos de barro para comer empanadas. José, sommelier do local, me contava que, em um asado de campo, as empanadas se comem junto ao fogo, com toda a família próxima ao asador.

Logo, entramos de volta ao restaurante, para seguir com os passos harmonizados com vinhos. O menu de passos é o mesmo para todos: empanadas no forno de barro de boas-vindas, pão caseiro de entrada, asado com guarnições da horta orgânica, e finalizando com um carro de queijos e doces. Porém, cada pessoa pode escolher sua experiência de harmonização, com distintas seleções de vinhos.
Quanto às carnes, é exatamente como estar em um asado familiar. O asador corta as carnes de acordo com o ponto escolhido e leva os pedaços até a mesa, para que cada pessoa coma em seu ritmo. Foi servido chorizo, matambre de cerdo (um corte da barriga do porco), lomo, vacío, chivo (bode) e entraña (um corte fino próximo às costelas da vaca).

Para harmonizar com o carro de queijos e doces da sobremesa, uma taça do Malamado, vinho licoroso estilo Oporto da Santa Julia.
Mais informações no site da Bodega Santa Julia e do Restaurante Casa del Visitante.
E, para quem sempre pergunta: a Bodega Santa Julia oferece uma experiência de dia completo com colheita de uvas.
Veja a nossa Guia de Vinícolas Argentinas para visitar em Mendoza.
Ver esta publicación en Instagram
- Em busca dos melhores Cicchetti de Veneza - janeiro 22, 2025
- Chispa Bistró: a inovação da cozinha argentina em Madri - dezembro 1, 2024
- Doppelgänger Bar: digressões de um jovem chef madrilenho - novembro 23, 2024