Bodega Durigutti: 20 anos de história
Fundada pelos irmãos Héctor e Pablo Durigutti, a bodega Durigutti Family Winemakers integra o grupo de novas vinícolas argentinas, onde a tradição familiar sai de cena, deixando lugar para empreendimentos criados desde zero por pessoas apaixonadas pelo vinho.
O projeto nasceu em 2002, quando os irmãos Durigutti elaboraram seu primeiro vinho juntos: Durigutti Familia. Os primeiros vinhedos vieram em 2007: cinco hectares adquiridos na região de Las Compuertas, Luján de Cuyo. A primeira bodega, em 2008: um antigo edifício reformado, na mesma zona.
Tão rápido quanto a criação da vinícola foi seu primeiro reconhecimento: em 2012, os Durigutti tiveram seu Malbec 2008 mencionado na posição 74 do Top 100 do Wine Spectator. Cinco anos depois, lançaram uma das suas linhas mais expressivas: Proyecto Las Compuertas.
A Finca Vitoria, local onde hoje estão todas as experiências turísticas e eventos, foi inaugurada a pouco tempo, em 2020. Hoje em dia, a bodega boutique oferece visitas, degustações e gastronomia em seu restaurante 5 Suelos, Cocina de Finca. Além disso, disponibiliza seu espaço para eventos, e volta e meia organiza festas eletrônicas.
Las Compuertas, Luján de Cuyo
Las Compuertas é um distrito de Luján de Cuyo, um pouco antes de Termas de Cacheuta e do Lago Potrerillos (para quem está no centro de Mendoza). A zona, que leva esse nome por sua proximidade às comportas do Rio Mendoza, é uma das mais antigas e tradicionais para a elaboração de vinhos argentinos, em especial de uvas Malbec.
Hoje em dia, a microrregião está em processo de revalorização, com projetos que buscam resgatar seus vinhedos centenários e sua qualidade enológica. Riccitelli, vinícola que está literalmente em frente a Durigutti, também é um desses projetos. Condições ideais para organizar um dia de tour por Las Compuertas e visitar ambas as bodegas.
Os vinhos Durigutti e a Finca Vitoria
Dois jovens irmãos decidem iniciar uma história no mundo do vinho, e para isso escolhem uma as regiões mais antigas de Mendoza. De cara, sabemos que podemos esperar um equilíbrio entre tradição e inovação.
E é exatamente isso o que encontramos: a bodega é arrojada, contemporânea, elegante. Edifícios de concreto aparente guardam as barricas, tanques e ovos de cimento, enquanto um aquário de vidro em meio às vinhas assume o papel de restaurante. De fundo, a imponente proximidade da Cordilheira dos Andes, marca registrada de Las Compuertas.
Para a produção dos vinhos, as uvas são selecionadas artesanalmente. Utilizam-se leveduras nativas, tanques de inox, ovos de cimento, ânforas de barro, barricas de madeira e de inox. Técnicas ancestrais e modernas que trabalham juntas para dar origem aos vinhos da família Durigutti.
A Finca Vitoria é certificada como orgânica, e algumas de suas etiquetas levam certificados veganos.
Experiência 5 Suelos, Cocina de Finca
O menu é de 5 passos. Três deles podem ser escolhidos pelo comensal. Para acompanhar, cada pessoa pode escolher um “flight de vinhos” (harmonizações para cada passo) ou algo da carta de vinhos.
Escolhi o Flight “Las Compuertas, Historia e Identidad”, onde veio: Cordisco (varietal de Abruzzo, Itália. Frutado e fresco, lembra um pouco a Pinot Noir); Malbec 5 Suelos (Blend de terroir); Charbono (Bonarda); Malbec Gran Reserva 2017.
Gosto muito da linha Las Compuertas. Tenho essa queda por vinhos (e pratos) mais leves, com sabores suaves, acidez marcada, costumo sempre escolher as opções vegetarianas. Inclusive, o Cordisco do Las Compuertas é um dos meus amores.
E como ficaram as harmonizações com os pratos que escolhi:
- Boas-vindas do chef com aperitivos + vermut
- Cordisco + sopa fria de beterraba
- Malbec 5 Suelos + pães e azeite de oliva da casa
- Charbono + peixe branco marinado
- Malbec Gran Reserva + quinoa com legumes
Sim, os vinhos ficaram um pouco por cima dos pratos. Um flight começando com brancos e terminando com Cordisco e Malbec 5 Suelos encaixaria melhor. Mas deu para aproveitar vinhos e pratos super bem.
E outros pratos que estiveram na mesa: empanada de carne; terrina de queijos, cordeiro com batatas e vegetais assados, coelho com vinho branco, purê de batata doce e ameixa. O coelho estava incrível.
Por fim, sobremesas da mesa + vinho extra:
- Pêssegos, ameixas e queijo
- Panna cota com pêssego
- Inframundo: Blend (60% Petit Verdot, 35% Malbec, 2% Cabernet Franc, 3% Charbono). Natural, fermentado em ânforas de barro
Mais informações no site da Durigutti Family Winemakers.
Veja a nossa Guia de Vinícolas Argentinas para visitar em Mendoza.
Ver esta publicación en Instagram
- Em busca dos melhores Cicchetti de Veneza - janeiro 22, 2025
- Chispa Bistró: a inovação da cozinha argentina em Madri - dezembro 1, 2024
- Doppelgänger Bar: digressões de um jovem chef madrilenho - novembro 23, 2024