Já imaginou visitar a vinícola vencedora do ouro mundial no concurso Best of Wine Tourism 2023?
É a Anaia Wines, localizada na microrregião de Agrelo, Luján de Cuyo, Mendoza.
A vinícola, com primeiro vinho lançado em 2017, foi fundada pelo empresário do setor energético Osvaldo del Campo e sua esposa e sommelier Patricia Serizola. Um projeto que nasceu do zero, emergindo da terra com uma proposta que busca inovar em diversos âmbitos.
Começando por seu projeto arquitetônico: assinado pelos arquitetos mendocinos Gabriel Japas e Pablo Guerra, o edifício se eleva frente à Cordilheira dos Andes, simulando um dobramento tectônico que aflora do solo. Para completar a simbiose com o entorno, espelhos de água refletem o céu, sempre muito azul, e contrastam com o paisagismo pensado a partir da vegetação nativa.

Anaia Wines: a vinícola e seus vinhos
Com capacidade para até 300.000 litros, a vinícola conta com tecnologia de ponta.
Vinhedos equipados com sensores para controlar a irrigação, sistemas de automação para otimizar os processos produtivos, e os inovadores Mates de Concreto: uma solução patenteada por Anaia, ânforas de 9.600 litros para fermentação e amadurecimento cujo desenho permite evitar a remontagem.
A remontagem é um processo fundamental na produção de vinhos, onde o líquido em fermentação é extraído dos tanques com o auxílio de bombas e relançado pela parte superior, com o objetivo de romper a camada de peles de uva que se acumula na superfície e que esse material possa estabelecer um maior contato com o vinho. Minimizar a remontagem significa, por um lado, reduzir o contato do líquido com o oxigênio e, por outro, otimizar a mão de obra.

A colheita é realizada de forma manual, respeitando todo o cuidado que se dedica para produzir uvas em uma região delicada como Agrelo, onde as geadas e as baixas temperaturas sempre ameaçam o vinhedo.
Quanto ao carvalho francês, este aparece em microvinificações ou amadurecimento em barricas, sempre priorizando a expressão do terroir.
No total, são 13 rótulos de vinhos, divididos em três linhas: Escorado (edição especial), Anaia (7 varietais + 1 co fermentação de Malbec e Cabernet Sauvignon) e Gran Anaia (alta gama).

Enoturismo Anaia Wines
Como proposta enoturística, a vinícola oferece duas opções de degustação: clássica e premium.
As degustações acontecem no wine lodge, um espaço acolhedor com vista privilegiada para o lago. Na clássica, são degustados 4 vinhos; na premium, 6. Ambas são acompanhadas de aperitivos harmonizados.
Uma visita inesquecível, que levou a Anaia Wines a ser reconhecida como a melhor experiência enoturística do mundo em 2023, no concurso Best of Wine Tourism organizado pela Great Wine Capitals, categoria Architecture & Landscape.
Mais informações no site da Anaia Wines.
Veja a nossa Guia de Vinícolas Argentinas para visitar em Mendoza.
Ver esta publicación en Instagram
- Em busca dos melhores Cicchetti de Veneza - janeiro 22, 2025
- Chispa Bistró: a inovação da cozinha argentina em Madri - dezembro 1, 2024
- Doppelgänger Bar: digressões de um jovem chef madrilenho - novembro 23, 2024