El mayor enemigo que tenemos las personas somos nosotros mismos
Alejandro Vigil: enólogo emblemático
Alejandro Vigil começou sua carreira no INTA (Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria – Argentina). Agrônomo de formação, com especializações em enologia e irrigação, aos 28 anos assumiu a diretoria do departamento de análise do solo. Em 2002 começou a trabalhar na vinícola Catena Zapata, como diretor do departamento de investigação. Em 2003 se uniu à equipe de Enologia, tornando-se Diretor de Enologia de Catena Zapata em 2007, cargo que ocupa até hoje. Nesse meio tempo, Alejandro Vigil também iniciou seu projeto pessoal: El Enemigo Wines, em parceria com Adrianna Catena.
Conhecido por sua grande energia criativa e profundo conhecimento técnico, o trabalho de Alejandro Vigil foi decisivo para que os vinhos Catena Zapata chegassem a pontos superiores a 95+ em publicações como Wine Spectator, Wine Enthusiast, Wine Advocate e Decanter. E os reconhecimentos não param por aí: o enólogo foi considerado “Ones to Watch” pela revista Decanter, por estar entre as pessoas mais influentes do mundo do vinho. Em 2018, Vigil recebeu 100 pontos Parker em dois vinhos: Gran Enemigo single Vineyard Gualtallary 2013 e Adriana Vineyard River Stone 2016. Em 2019, a Casa El Enemigo Vigil ganhou o ouro internacional na categoria Arte e Cultura do concurso Best of Wine Tourism.
Vinícola Casa Vigil: deleite para todos os sentidos
Localizada em Chachingo, Maipú (Mendoza, Argentina), a vinícola é um deleite para todos os sentidos. Já em seus primeiros passos, o visitante sente que está entrando em um mundo mágico: o cuidado com o local, o respeito à matéria-prima, a arquitetura, o paisagismo, as esculturas… cada detalhe é único.
O terreno, onde Alejandro Vigil vive com sua esposa María Sance desde que chegaram a essa região de Mendoza, passou a ser algo mais que a casa da família, convertendo-se em uma vinícola boutique que respira boa gastronomia, tradição familiar, paixão, arte e cultura.
A visita começa na área externa, com um Losanche Chardonnay para refrescar. Somos convidados a passar pela horta orgânica, resgatar o contato com a origem dos alimentos. Tocar, cheirar, conhecer ervas aromáticas, flores e plantas. Treinar o olfato para a degustação. A nível técnico, acredito que foi uma das visitas mais interessantes. O guia nos levou pelos vinhedos, explicando detalhes sobre as uvas. Também vimos uma calicata (escavação para analisar as camadas do solo), e uma exposição detalhada sobre o ciclo de produção do vinho. Logo após, entramos no edifício, para conhecer a adega e as esculturas.
Todo o edifício – e particularmente o roteiro da visita – está inspirado no livro A Divina Comédia, de Dante Alighieri. A referência é uma homenagem ao avô materno de Vigil, quem o inspirou ao cuidado e respeito com o solo e o produto. Imigrante italiano, Tristán costumava recitar versos da obra. Hoje, o poema de Dante se converte em arquitetura: a adega subterrânea é o Inferno e os túneis que a conectam ao exterior representam o Purgatório. No Paraíso, assim como Dante encontra sua amada Beatrice, Alejandro Vigil e María Sance esperam os comensais para viver uma experiência única: o céu na terra, onde se unem o amor pela vida e a paixão por criar, traduzidos em pratos únicos e alguns dos melhores vinhos da Argentina.
Que loucura, um projeto arquitetônico inspirado na Divina Comédia. Veja neste artigo o que o arquiteto responsável contou sobre a experiência.
Restaurante: degustações e menu de 7 passos harmonizado
Além da visita, a Casa Vigil também oferece degustações guiadas e menus de passos. As experiências precisam ser reservadas com antecedência pelo site. Há opções de menu de 3, 7, 9 ou 14 passos, para almoço ou jantar. Todos incluem visita à bodega e harmonização com vinhos do portfólio (Losance, El Enemigo, El Gran Enemigo).
Todo o Universo Vigil entrega o corpo e a alma do enólogo argentino Alejandro Vigil. Com o restaurante não seria diferente. Os pratos são fartos, saborosos e primorosamente harmonizados: elevam e destacam cada um dos sete vinhos, criando uma experiência enogastronômica memorável. O ambiente e o serviço convidam a aproveitar cada minuto do jantar que, no caso do menu de 7 passos, durou um pouco mais de três horas.
Menu de março/2022
- Gazpacho com tomates da horta, espuma de brie e manjericão (Losance Chenin Blanc 2021)
- Berinjela assada, queijo de cabra, creme de milho (El Enemigo Semillón 2019)
- Pejerrey com pasta de zucchini, azeitonas e dijon (El Enemigo Chardonnay 2019)
- Panceta defumada com funcho, amendoim e molho picante (El Gran Enemigo Cabernet Franc 2017 El Cepillo)
- Costela de porco / Ravioles de ricota de cabra com manteiga de menta (El Gran Enemigo Cabernet Franc Gualtallary / El Gran Enemigo Bordeaux Blend)
- Mousse de chocolate, beterraba e lavanda (El Enemigo Bonarda 2018)
Veja a nossa Guia de Vinícolas Argentinas para visitar em Mendoza.
Ver esta publicación en Instagram
- Susana Balbo Wines & Restaurante Osadía de Crear: a coragem como ingrediente principal - maio 9, 2024
- Guia de Vinícolas Argentinas para visitar em Mendoza - abril 21, 2024
- LUI Wines: espontaneidade e atenção aos detalhes - abril 21, 2024