cata libre
Gran Dabbang: cozinha de autor para chupar os dedos
Gran Dabbang: cozinha de autor para chupar os dedos

Gran Dabbang: cozinha de autor para chupar os dedos

Gran Dabbang, um restaurante de street food servido à la asiática.  Cores e sabores para devorar sem pudor. Comer com as mãos, raspar até a última gota de molho, chupar os dedos.

Sejamos sinceros. A maioria das pessoas que vai ao Gran Dabbang chega de duas formas: pela lista 50 Best Restaurants LATAM (ao lado de nomes que são pura elegância, como Aramburu, Mishiguene e Chila), ou por recomendação; o que leva ao Instagram do local, o que inevitavelmente também leva a esperar um restaurante sofisticado de culinária fusão.

Independente do caminho percorrido para chegar nesse barzinho simpático no limite entre Palermo Viejo e Palermo Soho, a surpresa é enorme (e positiva): ambiente informal e pratos que são pura volúpia. Cores e sabores para devorar sem pudor. Comer com as mãos, raspar até a última gota de molho, chupar os dedos.

A proposta do Gran Dabbang

Gran Dabbang é um restaurante de cozinha fusão, com influências asiáticas e latino-americanas. Comandado pelo chef Mariano Ramón, oferece um cardápio curto de pratinhos para compartilhar, todos com um ar street food servido à la asiática.

O ambiente é informal, literalmente um barzinho na rua para ir durante o verão, de bermuda e chinelo, e se sentar na calçada. Ônibus passando, brisa leve para dar aquela refrescada, e pratos de alumínio que não param de chegar, todos com ingredientes hiper coloridos e combinações inusitadas.

No cardápio, cerca de 10 ou 11 opções: roti (também conhecido como chapati, pão indiano) acompanhado de manteiga temperada ou feijão fermentado, labne (queijo de iogurte), chutneys, aspargos, alcachofras, tapioca, pão de mandioca, peixe, porco, pato. Uma mistura de tudo, que lendo assim parece confusa, mas que no paladar faz todo o sentido.

 

Ver esta publicación en Instagram

 

Una publicación compartida por GRAN DABBANG (@dabbang_)

O que experimentar no Gran Dabbang

Passei da conta, comi demais, fui de roupa branca e me sujei toda. E ainda fiquei com gostinho de quero mais. Aqui os pratos que experimentei:

  • Roti com manteiga caseira temperada: a manteiga picante no ponto certo, super suave.
  • Pão de mandioca e queijo de cabra com creme de milho e chutney de tomate: inexplicável. A chipá macia com o toque do queijo de cabra, o creme de milho aveludado e picante, e o chutney de tomate docinho para equilibrar. Um escândalo.
  • Bambu de primavera, curry de tomates com tamarindo: vocês já comeram bambu? Essa será a sua melhor oportunidade.
  • Pacu tikka assado com avelãs, papaia e chutney de kirkiña: a descrição deixa qualquer um confuso, mas o resultado final faz todo o sentido.
  • Matambre de porco com pimentas fermentadas, pêssegos e algas: esse prato é, oficialmente, uma loucura. A alga se come com o pêssego, o porco com a alface e o molho de pimenta fermentada. A fusão dos sabores é impressionante. Depois também vale misturar tudo, fazer um roll com a alface e comer com as mãos (só cuidado com a roupa branca)

Gran Dabbang é um desses lugares para voltar uma e outra vez. Ambiente informal, ótimo custo-benefício, pratos realmente inovadores e deliciosos. Merece todo o reconhecimento, e mais.

 

Ver esta publicación en Instagram

 

Una publicación compartida por Cata Libre (@cata.libre)

Gran Dabbang
Faixa de preço: $ $ $ 
Segunda a sexta-feira a partir das 19:30 hrs, sem reserva
Av. Raúl Scalabrini Ortíz 1543, Buenos Aires, Argentina

 

Micaela Redondo