cata libre
Catalibre
Sobre o Cata Libre

Sobre o Cata Libre

VER MEDIA KIT 2024 (EN ESPAÑOL)

 

Cata Libre MicaMe chamo Micaela (podem me chamar de Mica) e sou a idealizadora do Cata Libre.

Nasci em Salvador (Bahia) e moro em Buenos Aires desde 2019. Foi um “flechazo”. Me apaixonei pela cidade desde o primeiro momento.

Me formei em Arquitetura e Urbanismo, mas os caminhos da vida acabaram me levando para o Marketing. Um projeto que começou para bancar alguns meses de viagem pela Europa enquanto trabalhava como freelancer, e que acabou se consolidando como profissão.

Desde pequena, a gastronomia (junto à literatura) foi minha principal paixão. Para mim, a mesa é o lugar ideal para compartilhar momentos. E bons momentos precisam, naturalmente, estar harmonizados com o vinho correto.

De uns tempos para cá, essas paixões foram se unindo. Gastronomia, vinhos, cidades, cultura, escrita, comunicação, viagens, Argentina. Ingredientes que fui selecionando, cortando, cozinhando e experimentando o ponto certo até encontrar uma maneira de servi-los.

E assim nasceu o Cata Libre: um espaço digital para falar sobre gastronomia, vinhos, turismo e cultura na Argentina e no mundo. Em suma, degustar um pouco de tudo.

Servimos uma taça?

contato@catalibre.com

Além do Cata Libre, vocês também podem me encontrar na Buenos Aires Connect (revista franco-argentina sobre Buenos Aires), no The Praxis Journal (projeto editorial da galeria de arte Praxis) e no Substack (Newsletter Cata Libre, com conteúdos mais do dia a dia e sobre Buenos Aires).

Sobre o Cata Libre

catar é provar cuidadosamente um produto cuja qualidade queremos apreciar. Submetê-lo aos nossos sentidos, particularmente ao paladar e ao olfato. É tentar conhecê-lo, procurando por seus defeitos e qualidades, a fim de expressá-los. É estudar, analisar, descrever, definir, julgar e classificar.

Jean Ribéreau Gayon, um dos referentes da enologia moderna.

Catar é um termo – e atividade – presente na vida dos enófilos. Basta a gente saber um pouquinho mais sobre vinhos que já queremos analisar tudo o que for possível em uma taça.

Porém, como amadores que somos (amamos demais), em pouco tempo o vinho já sobe à cabeça e entramos em outra. De vinhos, o assunto passa para viagens, livros, filmes, música, comida, experiências, trabalho, memórias, relacionamentos, e qualquer outro assunto que alimente a boa e velha (eno)fofoca.

O Cata Libre é um convite a esses momentos. Aprender sobre vinhos, degustá-los, e deixar rolar. Degustar não apenas a bebida, mas também todos os momentos que ela proporciona. Harmonizar o vinho com tudo o que estiver ao redor, em 360°.